top of page
Buscar
Foto do escritorAssessoria de Comunicação

A cada minuto, 10 pessoas sofrem acidente de trabalho no Brasil


SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO - 22/06/2015

Pesquisa do IBGE revela descaso com a segurança no trabalho e gravidade da situação


A cada minuto, cerca de 10 trabalhadores sofrem acidente de trabalho no Brasil. São 13.556 acidentados a cada dia, totalizando cerca de 5 milhões em um ano.

Esses dados foram levantados na Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE, que mostra pela primeira vez a extensão da falta de segurança no trabalho no Brasil. O estudo, publicado na imprensa, revela que ocorreram 4,948 milhões de acidentes durante um ano, entre 2012 e 2013.

O número é seis vezes maior que o registrado pelos órgãos oficiais. De acordo com a Previdência Social, houve 718 mil acidentes em 2013.

Apesar de as notificações serem obrigatórias, os registros de acidentes, mesmo entre os trabalhadores formais, são subdimensionados, como reconhece a própria Previdência Social na reportagem. Os casos que não exigem que o trabalhador se afaste raramente são notificados.

Além disso, o governo só recebe as comunicações de acidentes de trabalho de assalariado com carteira assinada, excluindo trabalhadores informais e servidores públicos.

Sequelas Pelos números do IBGE, 613 mil trabalhadores ficaram com sequelas ou algum tipo de incapacidade por causa de acidentes. Cerca de 1,627 milhão teve que deixar atividades habituais em consequência do acidente. E 284 mil tiveram que ser internados.

O Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pelos planos de segurança do trabalho e pela fiscalização, não comentou a pesquisa do IBGE.

"De que adianta um capacete quando cai um saco de cimento de 30 quilos na cabeça? A análise preliminar do acidente mostrou falta total de gestão de risco", afirmou o coordenador do Setor de Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia, Flávio Nunes, em reportagem publicada no O Globo desta segunda-feira, dia 22.




Cláudio Cassola é especialista em segurança e saúde do trabalho e diretor técnico da MAIS SEGURANÇA - segurança do trabalho

11 3422-2996 | 99663-3573 (WhatsApp)

diretoria@maiseguranca.com

68 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page