top of page
Buscar
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Adianta usar máscaras para se proteger contra o coronavírus?

Atualizado: 12 de abr. de 2020


CRIASAUDE - 08/04/2020


Máscara dá uma falsa sensação de proteção contra o novo coronavírus.


Atenção: Não é qualquer máscara que proporciona uma proteção adequada contra o coronavírus.


Máscaras de proteção respiratória (máscaras cirúrgicas)


O uso de uma máscara cirúrgica (máscara de proteção respiratória) é recomendado para pessoas infectadas e para o pessoal de saúde, a fim de limitar a propagação do vírus, especialmente ao tossir ou espirrar. Mas para as pessoas que ainda não estão doentes – a grande maioria – usar uma máscara não é recomendado atualmente pelas autoridades de saúde, como muitos meios de comunicação em todo o mundo têm relatado. Dito isto, desde 3 de abril de 2020, as autoridades americanas vêm recomendando que toda a população use uma máscara cirúrgica ou um traje de proteção, sendo que muitas pessoas são portadoras do vírus, mas não apresentam quaisquer sintomas. Com esta medida de uso generalizado da máscara, os especialistas esperam uma diminuição do número de contaminações.


As máscaras de proteção respiratória, também conhecidas como máscaras cirúrgicas de proteção, oferecem uma proteção superior às máscaras higiênicas, tais como as máscaras de papel. As máscaras de proteção respiratória estão em conformidade com a norma europeia EN 149. Eles estão divididos em três classes de proteção (PFF1, PFF2, PFF3). Estas máscaras são molhadas após aproximadamente 8 horas e devem então ser trocadas. As máscaras PFF2 (ou PFF3) com um nível de filtração muito elevado são as mais eficazes contra o coronavírus Covid-19.

Nos EUA, as máscaras PFF2 ou PFF3 são chamadas N95. PFF significa “peça facial filtrante”, esta é uma norma da União Europeia (EN standard 149:2001). Para ser mais preciso, uma máscara N95 significa que é capaz de remover 95% de todas as partículas com um diâmetro de 0,3 microns ou mais. Uma máscara PFF1 remove 80% das partículas com 0,3 mícron ou mais de diâmetro, uma PFF2 remove 94%, uma PFF3 remove 99% e uma N100 remove 99,97%.


Fonte: www.criasaude.com.br



Cláudio Cassola é especialista em segurança e saúde do trabalho e diretor técnico da MAIS SEGURANÇA - segurança do trabalho

11 3422-2996 | 99663-3573 (WhatsApp)

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page