top of page
Buscar

Manuseio e transporte correto de líquidos inflamáveis

  • Foto do escritor: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • 29 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

ANALYTICS BRASIL - 19/03/2018

No Brasil, diversas atividades envolvem o uso, manuseio e transporte de líquidos e gases inflamáveis. Apesar da existência da Norma Regulamentadora nº 20, intitulada “Saúde e Segurança no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis”, há diversos casos de acidentes envolvendo líquidos inflamáveis, seja pelo armazenamento ou manuseio incorreto.


Pensando nisto, trouxemos o artigo sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em atividades envolvendo líquidos inflamáveis.


Líquidos inflamáveis


Segundo a NR-20, são considerados líquidos inflamáveis aqueles que possuem ponto de fulgor igual ou menor que 60ºC. Ponto de fulgor ou ponto de inflamação é a menor temperatura na qual um combustível libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor. Podemos citar como exemplo de líquido inflamável o álcool etílico, que possui ponto de fulgor igual a 15ºC.


Por se tratarem de substâncias consideradas perigosas, todos os líquidos inflamáveis devem ser manuseados, transportados e utilizados de maneira segura e correta, seguindo os dispostos pela legislação. Para evitar a ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho, a NR-20 deve ser seguida, adequada ao ambiente ocupacional e conhecida por todos os funcionários envolvidos nos processos.


A NR-20 estabelece os requisitos necessários para a gestão correta da segurança e saúde dos trabalhadores que desempenham atividades envolvendo líquidos inflamáveis, sejam elas a extração, produção, armazenamento, transferência, manipulação e/ou manuseio de inflamáveis.


Riscos


Os inflamáveis, sejam eles líquidos ou gases, são altamente perigosos para a saúde dos trabalhadores caso não sejam manuseados e armazenados da maneira correta. Além do risco de explosões, o contato direto com a pele pode causa irritação e queimaduras, além de danos aos tecidos da pele.


Os gases inflamáveis também são altamente prejudiciais e venenosos. A inalação pode causar danos à saúde do trabalhador, podendo gerar doenças ocupacionais e em alguns casos ser até fatal. Os vapores de inflamáveis quando inalados podem causar tontura e asfixia.


Como evitar?


Cada empresa possui um processo de trabalho característico, e em função disto, a NR-20 deve ser seguida e adaptada de acordo com as rotinas de trabalho da empresa. Contudo, existem medidas que podem ser tomadas para evitar acidentes de trabalho. São elas:


Coletivas


– Manter líquidos inflamáveis afastados do calor; – Armazená-los em local fresco e seco, livre de umidade; – Não fumar em locais próximos de inflamáveis; – Não armazená-los em locais com ventilação insuficiente; – Adotar medidas de contenção caso haja vazamentos.


Individuais


– Disponibilizar equipamentos de proteção coletiva, como sistemas de exaustão – Sempre utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (uniforme, luvas, respiradores, óculos, etc.); – Nunca respirar gases inflamáveis sem o uso de máscaras e respiradores; – Evitar contato físico com inflamáveis.


Caso algum contato ocorra, é de suma importância que a FISPQ do produto seja consultada, a fim de buscar medidas para neutralizar a ação adversa do produto.


Por: Redator Analytics Brasil


Fontes:

Cláudio Cassola é especialista em segurança e saúde do trabalho e diretor técnico da MAIS SEGURANÇA - segurança do trabalho

11 3422-2996 | 99663-3573 (WhatsApp)

 
 
 

Комментарии


Cadastre-se

11 3422-2996 (WhatsApp Business) | 11 99663-3573 (WhatsApp)

©2018 by www.maiseguranca.com. Proudly created with Wix.com

bottom of page