top of page
Buscar
Foto do escritorAssessoria de Comunicação

O que é proficiência?

Atualizado: 19 de abr. de 2019


Google

MAIS SEGURANÇA - segurança do trabalho - 18/02/2019


CERTIFICADO DE CAPACITAÇÃO É SINÔNIMO DE PROFICIÊNCIA?


NÃO!


NR-33 - 33.3.5.7 Os instrutores designados pelo responsável técnico, devem possuir comprovada proficiência no assunto. 


NR-35 - 35.3.6 O treinamento deve ser ministrado por instrutores com comprovada proficiência no assunto, sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança no trabalho.


Significado de proficiência

proficiência - substantivo feminino - 1. qualidade do que é proficiente; competência, capacidade, mestria. | 2. domínio num determinado campo; capacidade, habilitação ("prova de p. em língua inglesa").

proficiência - substantivo feminino - 1. Capacidade para realizar algo, dominar certo assunto e ter aptidão em determinada área do conhecimento: tinha proficiência em alemão. | 2. Que possui competência: não possuía proficiência sobre o assunto. | 3. Obtenção de resultados satisfatórios; aproveitamento: ele conseguiu ter proficiência no teste britânico de inglês. | 4. Conhecimento com o qual se executa ou se discute alguma coisa: ele argumentou com muita proficiência. | 5. Qualidade de proficiente, competente e que tem bom aproveitamento. | 6. Exame de proficiência. Exame, ou prova, realizado com o intuito de determinar o conhecimento de alguém em relação a alguma coisa.


O que é proficiência?

Proficiência é uma palavra que significa o estado ou qualidade de ser proficiente ou ter competência para alguma atividade, por isso proficiência é também um sinônimo de competência.


Além do mais, proficiência pode ser considerada como o total conhecimento para determinado assunto.


Também pode ser o domínio de um comportamento, habilidade ou proficuidade demonstrada pelo desempenho consistentemente superior, medido em relação a padrões popularmente estabelecidos.


O termo proficiência também é aplicado à capacidade comprovada em determinada língua, a qual não é sua língua nativa. E à capacidade dos alunos em atingirem determinados requisitos para que sejam aprovados em disciplinas acadêmicas, neste caso a proficiência acadêmica.


Na educação o termo proficiência é usado de várias formas, mais comumente em referência aos níveis de proficiência, escalas, e pontos de corte em exames padronizados e outras formas de avaliação.


O termo é aplicado aos alunos que atingem ou não, os níveis de proficiência determinados por testes e avaliações.


E aos professores considerados proficientes, ou não, em avaliações de desempenho de trabalho.


Para entender como funciona a proficiência em contextos educativos, é importante reconhecer que todas as determinações de proficiência são baseadas em algum tipo de norma ou sistema de medição.


Proficiência é o potencial de ação de um indivíduo (capacidade de agir).

A ação, aqui em questão, diz respeito ao desempenho de tarefas complexas: a resolução de problemas, tomada de decisão e implementação de projetos. Mobilizando os recursos apropriados, conhecimentos sobre o assunto e estratégias em diferentes situações.


A força do conceito de proficiência é devido às seguintes características:


Proficiência complexa

Ela integra conhecimentos, estratégias, competências e habilidades no processo (componentes), levando a manifestações. A educação deve respeitar essa complexidade.

Não basta colocar os alunos em pares para desenvolver a habilidade de cooperar, nem simplesmente introduzir a internet para desenvolver a proficiência para processar a informação.


Ter proficiência é mais do que uma declaração: é a mobilização cíclica e repetida em contextos cada vez mais complexos, um processo que visa simultaneamente todos os componentes de proficiência.


Proficiência relativa

Ao contrário de um objetivo que é formulado para ser alcançado, a proficiência nunca será conquistada: ela se desenvolve ao longo da vida.


O nível de desenvolvimento é caracterizado pela diversidade e complexidade dos contextos em que o indivíduo pode se manifestar. Pela especialização de recursos que é capaz de utilizar e pelos padrões cada vez maiores, exigindo que atenda ao produto ou resultado que ele gera.


Fontes: www.google.com.br, www.dicio.com.br e www.significadosbr.com.br.



Cláudio Cassola é especialista em segurança e saúde do trabalho e diretor técnico da MAIS SEGURANÇA - segurança do trabalho

11 3422-2996 | 99663-3573 (WhatsApp)

diretoria@maiseguranca.com

149 visualizações0 comentário

Comentaris


bottom of page