top of page
Buscar
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

O que é pó inflamável?


MAIS SEGURANÇA - segurança do trabalho - 02/03/2020


O que é pó inflamável?


As poeiras combustíveis são partículas sólidas finas que apresentam um incêndio ou perigo de explosão quando suspensas no ar sob/sobre uma gama de concentrações. Mais de 70% das poeiras tratadas na indústria são consideradas como sendo poeiras combustíveis. Poeiras que se comportam desta forma incluem materiais como farinha, grão, madeira, plástico, produtos químicos, carvão e metais. As estatísticas atuais estimam que 2 a 3 explosões de poeira ou incidentes de incêndio ocorrem todos os dias em todo o mundo. Cada um desses incidentes tem o potencial de se tornar uma catástrofe para o seu negócio. Uma explosão da poeira pode conduzir ao equipamento danificado, ao tempo ocioso da máquina, aos ferimentos, e mesmo às fatalidades. As empresas que não reconhecem esses riscos colocam uma séria ameaça à segurança de seus funcionários. Qualquer atividade ou processo que crie poeira deve ser analisado para ver se ele representa qualquer risco de que a poeira seja combustível.


EXEMPLOS DE POEIRA COMBUSTÍVEL


Muitos materiais podem tornar-se combustíveis situações específicas, incluindo:

- Produtos agrícolas, tais como, leite em pó, amido de milho, açúcar, farinha, grãos, etc.

- Alimentos para animais

- Metais tais como o alumínio, o bronze, o magnésio, o zinco, etc.

- Materiais químicos

- Farmacêutica

- Produtos e materiais de madeira

- Carvão

- Plásticos

- Plástico


EM QUE INDÚSTRIAS SÃO POEIRAS COMBUSTÍVEIS PRESENTES?


Muitas indústrias diferentes produzem poeira que pode ser inflamável. Poeiras combustíveis podem ser criados quando os materiais são transportados, em forma, ou processados, bem como mais contato físico, como jateamento, mistura, moagem, ou triagem de materiais secos. As instalações que fabricam, processam, misturam, transmitem ou lidam com poeiras combustíveis precisam analisar e administrar o perigo.


Explosões de poeira ocorreram em muitos tipos diferentes de locais de trabalho e indústrias, incluindo:

- Alimentos e bebidas

- Manuseio de grãos

- Manufatura do alimento de animal de estimação

- Madeira e Biomassa

- Manufatura química

- Instalações de reciclagem

- Farmacêutica

- Fabricação de plástico

- Geração de energia de combustíveis fósseis

- Aeroespacial


COMO IDENTIFICAR UM PERIGO DE POEIRA COMBUSTÍVEL


A primeira etapa no processo de desenvolver uma base sadia da segurança para a mitigação de poeira combustíveis é desenvolver uma compreensão detalhada dos materiais que estão sendo segurados. Cada poeira é única e cada explosão envolvendo-os é única. A fim de identificar e avaliar adequadamente os perigos potenciais colocados por pó combustível, recomenda-se que as normas OSHA e NFPA testem poeiras que possam ser consideradas combustíveis. Teste de mitigação de explosões de poeira é fundamental para definir os riscos associados a um determinado pó. Diferentes testes podem precisar ser necessários para determinar a sensibilidade de ignição e características de explosão de uma poeira. Adicionalmente, quando os dados históricos apropriados puderem ser usados para confirmar o perigo associado com uma poeira combustível.


COMO EVITAR EXPLOSÕES DE POEIRA


A melhor maneira de evitar incêndios e explosões de poeira em sua instalação é manter o local de trabalho como livre de poeira possível. Algumas coisas para se concentrar em melhorar a coleta de poeira em suas instalações são:

- Treinar seus funcionários em como e onde uma explosão de poeira pode ocorrer

- Estabelecer um programa de limpeza que irá remover a poeira regularmente.

- Utilize sistemas de recolha de pó adequados.

- Utilize apenas aspiradores aprovados para a recolha de pó.

- Inspecione regularmente os resíduos de pó em superfícies horizontais e áreas ocultas.

- Se as fontes de ignição estiverem presentes, use métodos de limpeza que não geram nuvens de poeira.


Explosões de poeira também precisam de uma fonte de ignição para uma poeira explodir. A menor quantidade de fontes de ignição presentes em sua instalação, o menos provável que você está a ter uma explosão de poeira. Algumas práticas comuns para diminuir as possíveis fontes de ignição são:

- Estabelecer o monitoramento de perigos em potenciais fontes de ignição, como transportadores, filtros, moinhos, fogões, fornos, etc.

- Equipamento eléctrico de terra ou de ligação

- Remover chamas abertas

- Desenvolver um sistema de autorização de trabalho quente para atividades como soldagem

- Desencorajar o tabagismo


Métodos de prevenção adequados combinados com os nossos produtos de proteção contra incêndios e explosões superiores ajudarão a manter a sua facilidade e os seus funcionários a salvo de uma explosão de poeira.


RESUMO


O primeiro passo na sua avaliação de poeira combustíveis está desenvolvendo uma compreensão dos materiais que estão sendo manipulados em sua instalação. O próximo passo é determinar se a poeira em sua instalação está sendo tratada ou processada de uma forma que poderia criar um perigo de poeira combustível. Se você determinar o pó combustível é um problema potencial, um programa de poeira combustível deve ser implementado com base no programa de ênfase nacional da OSHA em pó combustível (CPL 03-00-008), NFPA 652 padrão sobre os fundamentos da poeira combustível, e seu padrão de poeira combustível NFPA específico da indústria.


Fonte: cvtechonology.com | portalincendio.com.br



Cláudio Cassola é especialista em segurança e saúde do trabalho e diretor técnico da MAIS SEGURANÇA - segurança do trabal

11 3422-2996 | 99663-3573 (WhatsApp)

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page