FUNDACENTRO - 20/09/2019
Semana na Fundacentro teve seminário e curso voltado para a segurança química
Mais uma vez a Fundacentro teve o auditório lotado para discutir aspectos da segurança química. Nos dias 19 e 20 de setembro, ocorreu o Seminário sobre Segurança com GLP, GNV, Monóxido de Carbono e Gases Industriais no auditório da instituição em São Paulo/SP. O evento teve a coordenação do engenheiro químico e de segurança Fernando Sobrinho, tecnologista da Fundacentro há 32 anos, que considerou proveitosos a troca de informações e aprendizado proporcionados.
“Na semana passada, tivemos audiências públicas na Fundacentro sobre as NRs, entre elas, a NR 9, que tem relação com a questão dos gases”, destacou Sobrinho. A nova proposta dessa norma regulamentadora “estabelece os requisitos mínimos para a proteção da saúde e da integridade dos trabalhadores contra os riscos relacionados a agentes físicos, químicos e biológicos nas atividades e ambientes de trabalho”.
Os gases são agentes químicos que, em caso de acidentes, costumam causar danos graves aos trabalhadores, ao ambiente e à comunidade. “O GLP quando explode causa bastante estrago”, exemplificou o tecnologista da Fundacentro.
“Pensando na Prevenção de Acidentes Industriais Maiores, é fundamental levar à sociedade informações sobre os riscos de diferentes gases. Acidentes com essas substâncias podem ter graves proporções e consequências não só para os trabalhadores dessas indústrias mas também a toda população ao seu redor. Temos visto nos últimos anos acidentes como em Cubatão e Santos”, completou o assessor da Presidência, Allan Soares.
Durante o seminário, Fernando Sobrinho abordou os perigos do gás liquefeito de petróleo e do gás natural. José Possebon, tecnologista aposentado da Fundacentro, falou sobre os riscos dos gases de processo (acetileno, cloro e oxido nitroso). Ambos retrataram os aspectos da segurança.
Outro gás retratado por Possebon foi o monóxido de carbono e seus riscos e monitoramento. Já o especialista Alexandre Sá deu palestra sobre o monitoramento remoto de gases. O uso dessa tecnologia proporciona um melhor controle dos riscos e auxilia na tomada de decisões.
Os usos e a segurança dos gases criogênicos (nitrogênio, oxigênio, hidrogênio, argônio) foram retratados pelo especialista Robledo Almeida. Fernando Rosalvo, por sua vez, palestrou sobre os benefícios e riscos associados à amônia, além da questão da segurança e proteção em casos de vazamentos.
Curso
Já durante o dia 18 e à tarde de 20 de setembro ocorreu o curso sobre Inflamáveis, Combustíveis e a Norma Regulamentadora 20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis). O objetivo foi capacitar profissionais da área de segurança e saúde no trabalho (SST).
Durante o curso foram apresentados características, propriedades, perigos e riscos de inflamáveis e combustíveis; segurança com gás liquefeito de petróleo e gás natural; e fundamentos de eletricidade estática. Outros temas como controle de fontes de ignição, casos reais de acidentes com inflamáveis e a NR 20 também foram debatidos.
A coordenação técnica também foi realizada por Fernando Sobrinho. As aulas foram ministradas com apresentações orais, vídeos e debates a respeito dos temas.
Por Cristiane Reimberg e Débora Maria Santos
Fonte: FUNDACENTRO
Cláudio Cassola é especialista em segurança e saúde do trabalho e diretor técnico da MAIS SEGURANÇA - segurança do trabalho
11 3422-2996 | 99663-3573 (WhatsApp)
Comments