
CARBOGRAFITE - 31/03/2023
Ao escolher um Equipamento de Proteção Individual (EPI), um dos primeiros itens que precisam ser observados é o seu Certificado de Aprovação (CA). Ele é a garantia de que aquele produto passou por todos os testes de qualidade e está aprovado de acordo com a Norma Regulamentadora nº. 6 (NR-6). Mas no sistema de proteção contra quedas sempre fica uma dúvida: talabartes e trava-quedas não têm CA?
Já que eles são dispositivos tão indispensáveis para a retenção de queda e proteção dos trabalhadores, por que não contam com um CA específico?

Na verdade, talabartes e trava-quedas sozinhos não são Equipamentos de Proteção Individual. De acordo com a NR-6, eles são entendidos como equipamentos conjugados de proteção individual, que são todos aqueles compostos por vários dispositivos, ou seja, não é possível utilizar apenas um desses equipamentos para garantir a proteção contra queda.
Um talabarte ou um trava-quedas é o elemento de ligação entre o cinturão paraquedista e o ponto de ancoragem, e tem a função de travar a queda dos usuários. Portanto, talabarte e cinturão ou trava-quedas e cinturão são considerados equipamentos conjugados.

TALABARTES OU TRAVA-QUEDAS DEVEM SER UTILIZADOS EM CONJUNTO COM CINTURÕES ASSOCIADOS AO MESMO CA
Como falamos, os talabartes e trava-quedas são um equipamento conjugado, por isso, eles sempre devem ser utilizados com cinturões que estejam associados ao mesmo CA.
Por exemplo, o cinturão CG700, da Carbografite, pode ser utilizado com diversos talabartes, como o CG342AB, o CG391, o CG343AB, entre outros, porque eles estão associados ao mesmo CA do cinturão. E assim acontece com todos os talabartes e trava-quedas, o seu número de CA sempre vai estar associado a um ou mais cinturões.
É importante ressaltar que o Certificado de Aprovação dos EPIs é emitido pelo Ministério do Trabalho depois de obter os laudos que atestem todas as características dos equipamentos e os resultados dos testes feitos em laboratórios credenciados.
Sempre escolha EPIs com CA para garantir que eles estão em plenas condições de uso e segurança, observando também sua validade.
Vale lembrar que a validade do produto não tem relação com a validade do Certificado de Aprovação dos equipamentos. Além dos testes feitos pelo fabricante para determinar a validade de cada produto, o CA também possui prazo de validade, que está relacionada ao prazo de venda dos produtos.
Separe um tempo para ler também o nosso artigo sobre como escolher o cinturão ideal, clicando aqui. Além disso, para escolher o talabarte ou o trava-quedas é importante conhecer o Fator de Queda e a Zona Livre de Queda.
Fonte: carbografite.com.br

Cláudio Cassola é especialista em segurança e saúde do trabalho e diretor-técnico da MAIS SEGURANÇA - segurança do trabalho
11 3422-2996 (WhatsApp Business) | 99663-3573 (WhatsApp)
diretoria@maiseguranca.com
Comments